9 de ago. de 2011

A Ciência de Fringe (1ª Temporada) - Animação Suspensa | Capítulo 7



Animação Suspensa (Suspended Animation)

Muito abordada em filmes de ficção quando leva seu destaque em viagens espaciais onde os personagens são submetidos a um congelamento (muitas vezes) e são colocados em câmaras para a conservação dos seus corpos, a animação suspensa é um dos temas mais debatidos entre os cientistas, por interesses que serão discorridos aqui logo em seguida.


Como sempre, a ciência foi investigar esse estado de suspensão no metabolismo de animais, como ursos, ou um lagarto aqui no Brasil por nome de Teiú, lêmur-anão, que é encontrado na Ilha de Madagascar, entre outros. Porém, os cientistas focam uma observação no urso, uma vez que esta já foi muito detalhada e acompanhada com rigor e também é um mamífero. A hibernação de um urso dura em torno de 5 a 7 meses, sendo que ao natural, seu metabolismo já é apropriado para este ato. Eles se projetam de forma fetal em prol de preservação da água e o calor de seu corpo, e uma vez, a cada dois dias geralmente, eles se erguem para se reposicionarem no local onde estão hibernando. Também foi notório que até a respiração os ursos controlam como maneira de consumir pouco oxigênio.


Diferentemente do que muitos pensam a animação suspensa do ser humano não seria baseado em jogá-lo numa câmara e submetê-lo a uma temperatura baixíssima para conservação do corpo, e muito menos isto seria em um local tão apertado. Então, seria em um local espaçoso, não tanto, mas relativamente espaçoso, pois haveria necessidade de nos mexermos, onde a pessoa que seria posta em animação suspensa, seria submetida a uma injeção de algum composto fisiológico onde o mesmo a faria entrar em um estado inconsciente.

Falando em composto... Um composto de sulfeto de hidrogênio foi injetado numa cobaia – rato de laboratório – e este ficou em animação suspensa por seis horas. Mas em um tempo tão curto, isso só seria relevante caso o paciente estivesse perto de morrer e este composto só dêsse mais tempo aos médicos de pensarem o que iriam fazer com o paciente.

Cientistas tentam arduamente chegar a um projeto final de animação suspensa, para favorecer os astronautas enquanto os mesmos estivessem em viagens espaciais e longas! Mas, os animais hibernam por apenas um semestre geralmente, e os astronautas precisariam ser submetidos a ficarem décadas em animação suspensa. Então como desenvolver um composto que faria os astronautas a ficarem com o seu metabolismo parado por décadas? E a fragilidade do nosso corpo por estar parado por tanto tempo, afetando assim a musculatura? Boa pergunta! Porque nenhum cientista soube resolver tal questão.

Importante frisar, que especulavam também em mudar todo o metabolismo humano, refazê-lo de fato, para então vir a realizar esta animação suspensa. Claro, com seus riscos. E mais uma vez é perguntado, quem irá se submeter a um ato tão brutal? Em vista que o metabolismo humano é de uma complexidade imensa, assim como qualquer outro ser vivo.


Alguém já ouviu falar de criogenia? Se não, é um método onde se congela cadáveres que um dia, com alguma evolução da medicina, eles possam ser ressuscitados. Resumindo o procedimento; o corpo seria envolto numa manta que deixaria o corpo em temperaturas baixas, até o mesmo chegar a clínica onde seria mantido, já nela, o sangue do cadáver seria retirado e ao mesmo tempo, seria injetado um líquido a base de glicerina, que uma vez, este líquido substitui outros compostos intracelulares, depois, o corpo é levado à uma cabine onde circula gás nitrogênio, onde ficaria 3 horas lá para garantir que o corpo fosse congelado igualitariamente. E novamente é colocado em um saco plástico protetor e imerso em um cilindro de nitrogênio líquido e então monitorado, – nessa parte, poderão ocorrer fraturas devido a exposição do corpo ao nitrogênio – e bem, essa trabalheira toda, sai em torno de 150.000,00 dólares o corpo todo e 80.000,00 dólares o cérebro, mas estes são preços estimados e se diferenciam em algumas cidades dos EUA.

Alguém aí se submete? Se sim, favor entrar em animação suspensa e depois nos avisar.


O tema do próximo capítulo é Transmogrification!

0 teorias:

Postar um comentário

.