17 de ago. de 2011

A Ciência de Fringe (1ª Temporada) - Cibernética | Capítulo 9



Cybernetic (Cibernética)

A palavra cibernética se origina do grego kybernetes que significa “Timoneiro” (Piloto), “Aquele que navega ou que comanda embarcação”, Exprime o sentido de comando, condução ou controle. Por isso dizemos que a cibernética é a ciência que estuda a comunicação e o controle tanto de seres humanos, animais (Seres vivos em geral) e cada vez mais de máquinas.


Em 1943, o americano Norbert Wiener propõe uma nova ciência, que visa integrar todas as já existentes até então e fechar lacunas formada pelas mesmas, para Wiener algo estava faltando e algo precisava ser criado. A idéia inicial desta ciência partiu da observação de Wiener de uma peça chamada “Piloto” (Daí surge o nome desta ciência) em uma máquina a vapor, ele conseguiu observar que esta peça era a que comandava a velocidade do engenho, assim, o mesmo acreditou que para as máquinas evoluírem deveria haver algo que concentrasse a informação e que levasse a mesma até as partes que necessitassem desta informação e assim as comandasse, como um cérebro que leva informação as partes do corpo por meio de redes nervosas. Todas as observações, estudos e idéias obtidas foram transcritas no livro denominado Cibernética em 1948.


As primeiras aplicações da cibernética se limitaram a máquinas robóticas, computadores eletrônicos, radares e um estudo de Wiener sobre mísseis controlados. Mais a frente o cientista aplicaria seus estudos no que chamaria de CIBORGUE (CYBernetic ORGanism = Cyborg) que seria o auge de seus estudos aliando robótica e cibernética.

Os estudos de Wiener foram e ainda são utilizados nos mais variados conceitos da ciência, e que ganhou o status de “a ciência das ciências”, pelo fato de mudar e criar novos conceitos que foram além da parte cientifica, como por exemplo, em administração; (Sistema, Input, Output, Feedback). Inclusive a antiga URSS, hoje Rússia, se utilizaria para implementação de sua gestão de economia e claro para o desenvolvimento de seu material bélico, além de França, Estados Unidos e Alemanha, também encabeçavam as implementação desta ciência.

Norbert Wiener morreu em 1964, antes das mudanças radicais dos microcomputadores, porém, em seus estudos ele já previa os problemas que cercariam as novas tecnologias e meios de combatê-las.

Por Marcel Silva.

E esse foi o último capítulo do quadro "A Ciência de Fringe" da 1ª temporada! Em breve, voltaremos com mais fenômenos bizarros da 2ª temporada! Deixe um comentário dizendo o que você achou desse quadro do Fringe BR!

2 teorias:

Rebeca Borges disse... [Responder Comentário]

adorei! parabéns, este quadro está ótimo :)

Anônimo disse... [Responder Comentário]

bem legal mesmo! :D
instrutivo u.u

Postar um comentário

.